quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Festa do Chibo*.



* Conto, naturalmente, com a complacência de Vargas Llosa pela utilização abusiva do título de um dos seus melhores livros. Senão mesmo, o melhor.

Desculpar-me-ão todos os espíritos que adormecem e acordam democratas mas tudo o que se vai passando por esse mundo tem, pelo menos, um lado extraordináriamente positivo.
O agradabilíssimo (ia usar um superlativo absoluto composto bastante mais gráfico mas contive-me a tempo!...) cheiro a "fim de festa"!

Lisboa é, por estes dias, uma cidade sitiada! A minha liberdade - causa tão desveladamente acarinhada pelos tais espíritos - está cerceada, à conta da presença das sobras mais purulentas que a classe política mundial, foi capaz de gerar.
Não se lobriga, por entre eles, o mais pequeno indício que denuncie uma cabeça módicamente pensante.
Já não se pede mais. Módicamente pensante!...

Estava eu nestas elocubrações, surge-me via tv, Pinto de Sousa (já nem me lembrava que ele existia) a arengar disparates a um qualquer ajuntamento de jovens - atlanticistas, parece! - do qual nunca tinha ouvido falar.
Googlei e...nada! Fiquei na mesma. Donde, é-me lícito presumir que sejam jovens que gostam de nadar ou surfar no Atlântico...ou, e pensando melhor, provavelmente alguma reminiscência Adriânica...o que também não se me afigura particularmente abonatório!
Meus queridos jovens: o futuro é vosso, já não é meu. Embora ainda pertença a uma geração que é tão responsável, como todas as anteriores, pela merda que vos é deixada como legado, foi o que se pôde arranjar! Pela parte que me toca, as minhas desculpas.

Mas, a avaliar pela audiência que se predispôs a ouvir os gargarejos de um idiota encartado, não me parece que venham a ter lugar grandes evoluções, nesse capítulo.
É pena. Poderiam ter aproveitado para atirar com o gajo para dentro de uma retrete e puxar o autoclismo.
Ficaria a cheirar menos mal, o que teria sido já, um excelente contributo.
Mas não desanimemos. O fim da festa é já ali!...