sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Quem disse que viver é fácil?

É simplesmente arrepiante assistir-se ao esforço quase desumano (lê-se-lhe nos olhos!) a que este homem deita mão, para manter a realidade atràs da cortina! Manifestamente, não foi talhado para tal cargo.
A presidência do FED é dos poucos "empregos" no mundo que foi criado, exclusivamente, para homens com uma pedra no lugar do coração! Greenspan, foi o mais vívido e recente exemplo disso mesmo!

Como entidade privada que é - e a única com capacidade para imprimir dinheiro! - tem a sua agenda própria. O sector financeiro (americano e, por arrastamento, mundial), vira à esquerda ou à direita, em função daquela agenda.
E toda a economia lhe deve obediência.

Hoje, essa linha está cada vez mais clara. Como se ainda fosse necessário, atirar-lhe com mais luz para cima...

Refere que o risco de inflação é práticamente inexistente. Pois...o de deflação também! Mas isso também lhe interessa pouco. O foco está, apenas, na manutenção dos braços do polvo. Lançar a rede de protecção sob os grandes bancos americanos, imprimindo quantidades pornográficas de papel-moeda (ele diz que não!), ao mesmo tempo que se asfixiam até morte os milhares de pequenos bancos locais que, esses sim, asseguram o funcionamento da verdadeira economia.

Resultado. A economia parou e o desemprego aumentou. Esse objectivo foi conseguido.

O problema é que o objectivo primeiro está a falhar! Começou a desvendar-se toda a contabilidade criativa a que os grandes bancos deitaram mão no últimos dois anos para maquilhar o regabofe em que andaram metidos durante anos...com a evidente complacência bovina do FED, pela mão de Greenspan. Pelo que está para muito breve, um novo "liquidity-push". À pala daquele estranho conceito, "too-big-to-fail"...

O que vai acontecer ao dólar, começa a tornar-se uma evidência, até para leigos.

E a China ali tão perto, a "sangrar-se" das maiores reservas mundiais daquela moeda, através de toneladas de investimentos por tudo quanto é lugar. Para já não falar na decisão - que muitos prevêem para breve - que os estados do golfo se aprestam a tomar. Acabou a cotação e venda do petróleo em dólares!...
Qualquer moeda será aceite. Até o Quetzal da Guatemala!
Só falta chegar o fósforo ao rastilho...

Ou então, nada disto é verdade e o tal grande objectivo, está mesmo a ser conseguido.
Porque será que, de repente, me lembrei dos famigerados SDR's?...