quarta-feira, 11 de abril de 2012

As viagens dos investidores (quem?).

Essa entidade misteriosa que acode ao nome de "mercados" (quem?), acaba de angariar mais um par de razões para reforçar a dose diária de ansiolíticos! O ouro e o franco suíço.
Os tais mercados (quem?) bem quiseram que o ouro se atirasse, sem medos, para os 1700$ a onça. Mas uma pequeníssima correcção na bolsa de "commodities", provocada essencialmente por uma revalorização artificial do dólar, atirou-lhes com as intenções para as maçãs!
Resultado, o metal manteve-se nuns insultuosos 1660$. E, de caminho, foi também "furado" o barril de petróleo que baixou, escandalosamente, dos 120$!...
Esperam-se novos aumentos "gasolinísticos" no próximos dias, como forma de compensar os esforçados "investidores" (quem?).
Vai daí, voaram em "total distress" para Zurique.
- Queremos encafuar o caroço debaixo do vosso colchão! (Esperando, com isso, provocar oscilações a seu favor, no valor do franco, por forma a acalmar a azia que lhes põe a boca a saber a papel de música!). E tentando tirar partido de uma situação algo bizarra que acontece no SNB. Está sem Governador desde Janeiro!
- Venham, venham mas ficam desde já a saber que foi definido um tecto acima do qual o franco suiço não passará. 1,20 CHF para o euro. Se tal acontecer, estamos preparados para enxugar da economia, toda a moeda estrangeira que tiver a ousadia de atravassar a fronteira! E assim aconteceu, há dias, quando chegou a 1,1995. Aí, a tripa do mercado (quem?) entrou em colapso descontrolado!
Porra, afinal de contas eles também têm umas coisitas para exportar. E, moeda forte não ajuda nada! Estão sem governador mas não são parvos.
Consta que os "investidores" (quem?) estão agora a caminho da Guiné Equatorial. Ou será de Port...Angola?