sexta-feira, 13 de março de 2009

Serão esquizofrénicos?

Nos últimos dias, Lisboa anda estranhamente expectante com a vinda de um "guru" !!

Um misterioso anúncio, em toda a imprensa, dando conta da hora,dia, local e matéria a tratar, tem apenso ( embora impresso ! ) um sticker que avisa com toda a solenidade que o evento é exclusivamente dirigido a CEO's.

Portanto, COO's e CFO's, esqueçam !! O bife não é para o vosso dente !

O tal de "guru" ostenta a graça de Ram Charan.

O que se sabe do tal senhor é que nasceu no Uthar Pradesh, estudou na Austrália e nos Estados Unidos e trocou uma vida académica por algo muito mais rentável. Explorar a "crendice" dos CEO's ( e só deles ) espalhados por esse mundo de Deus !

Ninguém o pode criticar. Só fez pela vida !

Outra coisa que muito impressiona quem o ouve, é a sua folha de serviços. A saber:
Não tem casa, é solteiro, não tem filhos, dorme ora em hotéis ora em aviões e tem um escritório em Dallas com duas secretárias ( de carne e osso ) cuja única função, aparentemente, é fazer chegar cuecas e camisas lavadas aos hoteis em que pernoita, seja ali ao lado em Houston, em Sydney ou na Cova do Vapor.
Até aqui, tudo bem ! Está no seu direito.

O que significa "guru"? Da minha já Alzheimeriana memória ainda consigo extraír, que se trata de uma pessoa que é olhada como sendo detentora de grande conhecimento em áreas específicas e com uma capacidade, fora do comum, de guiar os vulgares mortais !
Ora, a área específica deste senhor, são os CEO's das empresas que facturam mais de 500M €.
E, pagam-lhe, a fazer fé na imprensa, 20.000$ por dia !! E não tem qualquer intenção de investir, seja no que for !
Hoje, entre duas dormidas em aviões, deu uma entrevista ao Público.

Lida, fiquei intrigado. Estive, ao fim da tarde, no Sr Aprígio ( o meu fornecedor habitual de vitualhas ) e resolvi fazer um exercício com ele.
- Diga-me cá ó Sr Aprígio: se não tivesse credibilidade, se não tivesse dinheiro para fazer funcionar o estaminé, se não tivesse jeitinho nenhum para isto, se não pensasse em pagar aos fornecedores a 30 dias e se não falasse com as pessoas, o que é que acha que lhe acontecia?
- Não acontecia nada. Fechava a porta e voltava para o Marão a guardar cabras !
Sem mais comentários colaterais.

Pois pasmem. De acordo com o tal de "guru", aqueles são os cinco pilares essenciais à sobrevivência das empresas no actual estado de coisas !!!
E o Sr Aprígio aqui tão perto ! Responde de uma forma abrutalhada mas de borla !

Acrescenta mais duas pérolas.

São precisas mais novas ideias do que novas tecnologias, e as empresas devem contratar um antropólogo !!
Estas preciosidades levam-me às seguintes conclusões:
O Sr Charan não é especialista em História e que o Sr Aprígio é doutorado em antropologia, pois o seu negócio vai de vento em popa !

Há por aí alguém capaz de me explicar que raio de mecanismo mental entra em funcionamento - no caso vertente, nos CEO's - que os leva a pagar fortunas para ouvirem banalidades confrangedoras?
Será só esquizofrenia?

Sr Charan, os meus sinceros parabéns !
Para os que se derem ao trabalho de ler isto, uma dica.

O Sr Charan é indiano....................