sábado, 11 de abril de 2009

O paraíso existe.....

Sábado de páscoa. Dia que proporciona bocejos ainda mais prolongados e enfastiados do que o habitual !
Ele são padres, ele são vias-sacras ( como se o nosso dia a dia não fosse já, ele mesmo, uma via-sacra !! ) ele são procissões que assumem todas as formas e feitios, desde as mais hilariantes às mais aterradoras tipo "mata-judeu" ou "mata-fariseu" ( se tem a infeliz desdita de, para além de judeu, ser alto, feio e mau ! ) e um longo etc que, de tão a perder de vista, se torna ainda mais desinteressante.
Se juntarmos a isto, incontáveis missas e badalos de sinos excessivamente activos para meu gosto, está encontrado o caldo que me transforma estes dias num verdadeiro "pesach", díficil de tolerar.
Adiante. The show ( leia-se calendário litúrgico ) must go on !!!

Tenho notado que, nestes últimos dias, a imprensa indígena não se cala com outro tipo de "pesach", este sim, bastante mais misterioso.....ou não !!
As tranferências de quantidades industriais de dinheiro, de alguns bolsos para as contas bancárias ( ou bolsos? ) de uns quantos promotores imobiliários.
Entre Cascais e a Quinta da Marinha, as casas mais caras disputam-se, quase à estalada !

10.000€ o m2? O que é isso.......pago 15 !! E quero a maior............
O lado "tuga" da questão é inofensivo. Banqueiros, para-banqueiros e aparentados em "distress", tentam "por a salvo" uns troquitos que sobraram da espiral de doideira que tomou conta deste mundo. É assunto que só deverá constituir preocupação para o Teixeira dos Santos. Ainda anda por aí?

O sintomático é que a esmagadora maioria dos compradores são estrangeiros. E que estrangeiros !!!
Russos, chineses, angolanos.......que apenas alteram as coordenadas geográficas dos seus cartões de visita para continuar com o "business as usual". Os ares da Costa do Sol espanhola tornaram-se demasiado densos para o desenvolvimento das suas actividades filantrópicas.
Este fenómeno começou a ser especialmente visível de há 20 anos para cá, quando um rapaz pouco recomendável presidia aos destinos de Marbella. Antes de morrer ainda passou pela cadeia. A coisa assumiu tal desvergonha que, neste momento, toda a câmara local está "dentro", desde a presidente até à recepcionista !! E o Governo central deu bastas ajudas embora tente, a todo o custo, sacudir a água do capote !!!

E por cá? Não vejo ninguém levantar uma única questão relacionada com este súbito frémito "imobiliárió-luxuosó-comprativo" !!!!
Estarão dispostos a deixar transformar este país numa imensa Marbella?
O importante para eles - os que compram ! - é continuarem ao sol.
Tratou-se apenas de uma "pesach" de um lugar para outro ! E quando se encontram os braços abertos.......