domingo, 10 de maio de 2009

Le temps des cerises...

Confesso que foram precisos 40 anos, para me render por completo a este Senhor !!
Tenho o prazer de anunciar que conseguiu. Coisa que nunca tornei fácil a terceiros.
Presumo que tenha sido por termos envelhecido, os dois ! Se calhar, bem...

Fiquei contente. Ainda mantenho a minha costela de ser humano! Vem a Lisboa a 30 de Julho. Estou a caminho da reconciliação completa !!

XXX

Penso ser a primeira vez que retorno a algo que deixei escrito. Simplesmente, não o consigo evitar.

Acabei de visionar o DVD do espectáculo no O2 Arena em Londres. Inevitávelmente, obrigou-me a recuar no tempo. Aí pelo cair da folha de 1973, o Royal Albert Hall, cheio até ao "piolho"( onde eu estava! ) para ouvir Leonard Cohen. Depois do quarto tema, saí, irritado comigo mesmo. Não sabia exactamente o que me movia. Sabia só que precisava de sair!! 36 anos depois, finalmente percebi. Aqui sem pontos de exclamação.

Foi o entre-canções que muito contribuiu para isso. Há um momento em que diz..."don't leave me here alone...". Pôs-me em sentido! Foi como se estivesse a falar só para mim. Lembrei-me daquele dia. Mais à frente, conta um episódio passado com um seu velho professor, hoje com 102 anos, enquanto bebiam um copo juntos. Em lugar do vulgar "cheers" o velho desarma-o com um..."excuse me for not dying"! E acrescenta ele, olhando o público..."I kind of feel the same way"!....Duplo "sentido"!!.

A cereja no topo do bolo acontece quando "diz" um fantástico poema - Recitation - que me comoveu até às lágrimas. No final a câmara percorre a assitência. Sem qualquer tipo de iluminação. A verdade estava diante dos meus olhos. Às escuras. Porque não se viola um momento de intimidade. Todo o seu concerto é uma conversa íntima que ele quer e consegue ter com todos e com cada um.

Dois dos versos de uma das suas canções, assumiram então uma dimensão de que não me tinha apercebido. "There is a crack in everything. That's how the light get's in"!! Ele descobriu aquele "crack" em mim !! Definitely....

Thank's a million, Le'nard!!

Nota de pé de página - Hoje não escrevo mais nada. Recuso-me a manchar este momento seja com o que for!