segunda-feira, 15 de junho de 2009

Brain and OPM

Os cinco maiores bancos americanos - como não! - têm entalada, numas coisas estranhissímas para o comum dos mortais, a bagatela de $195.000.000.000.000...nem sequer tentem! Vai chegar a hora de almoço e ainda não acabaram de ler!!
Essas coisas dão pelo nome de derivados. Estes derivados, subdividem-se depois em coisas ainda mais estranhas e com denominações pomposissímas do género, swaps, calls, futures etc...etc...mas tudo sob a forma de contrato escrito.
Ou seja, básicamente compram e/ou vendem e/ou trocam.....vento, com base nos tais instrumentos financeiros que dão "substância" à tão falada engenharia financeira. Contam sempre que haja muito sol na eira e muita chuva no nabal. Quando o weather lhes troca as voltas, nada como uma boa especulação e/ ou hedging atrevidos - pôr uns rumores a circular, normalmente resulta! - para trazer as coisas de volta aos patamares que lhes interessam.
É este "globomilhões" que os financeiros tentam não explicar, através daquela linguagem propositadamente encriptada para ninguém perceber. Quando os virem com um ar muito solene e sério (especialmente os banqueiros) é certo que vos estão a enganar!!!
Normalmente vivem fascinados com a sua própria imaginação. Calculem a excitação que não foi, quando lhes apareceu à frente, um gajo com mais imaginação que eles! Embrulhou umas hipotecas manhosas num papel muito brilhante com um laço fantástico e, o resto é a história que todos conhecem...
Estarão Vexas a perguntar-se se este gajo caiu da cama e fez uma concussão cerebral!
Não. Hoje acordei e lembrei-me da primeira frase que me foi dita em Lausanne, quando me juntei a eles.
Finance has no secrets. It only requires brain and OPM. Para os menos versados nestas coisas, Other People's Money.