domingo, 12 de abril de 2009

Ainda a propósito de nostalgias !

Não gosto de personalizar o que escrevo. Perdoar-me-ão esta excepção.
Tive o prazer de cumprimentar Mandela numa única ocasião. Ou de ser cumprimentado, nunca percebi, dado que foi ele que se me dirigiu !

Em Maputo, num qualquer evento que teve lugar na Assembleia da República local. Era ele presidente havia um, como máximo dois anos. Óbviamente que já me tinha "baldado" à chumbada dos discursos oficiais !

Tinham-se-me juntado dois americanos que, como eu, atribuiam mais importância ao shot de cafeína.

Findos os discursos de abertura do tal evento, Mandela sai, acompanhado de Chissano. Vem cumprimentando os circunstantes até que se abeira de nós. Pega-me na mão e naquele seu inglês "saído das tripas", entendeu por bem fazer humor com o meu bigode........" if I were younger I would let my moustache grow like yours..........if I just could !!". Gostava de reencontrar uma fotografia em que Mandela, Chissano, eu e os dois americanos dávamos uma sonora e bem disposta gargalhada.

O Mandela político nunca me interessou. Foi um "politicão" como lhe competia, adornado com os habituais atavios, que um vulgar político "que se preze", traz pendurados à lapela. Mentiu, prometeu aquilo que sabia, jamais, poder concretizar.....etc, etc.... nada de novo nessa frente.

Interessa-me o homem Mandela. E dele, neste breve encontro, retive duas coisas. A forma franca e firme com que me agarrou a mão e aquela postura generosa de olhar que, de profundo que era, continha em si todo o perdão do mundo.

É desta massa que são feitos os Homens Grandes.