domingo, 12 de abril de 2009

Scatterlings of Africa *

* Título de um tema de Johnny Clegg.

O El País de hoje, dá à estampa uma entrevista com Jacob Zuma, o mais que seguro próximo presidente da África do Sul.
Vai daí, deu-me para a nostalgia. Será porque é domingo?

Por razões profissionais, há pelo menos 20 anos, que sou "cliente frequente" daquele fantástico pedaço de planeta. Comecei a frequentar Joanesburgo numa época em que toda a gente fazia a "digestão nocturna" em longos passeios pelo "downtown Jo'burg" como eles gostavam de lhe chamar ! Começar em Commissioner, entrar por Main e regressar por Eloff ( streets, claro ! ) era como percorrer Park Av, entre o Hudson e a Grand Central. A digestão era garantida !

A partir de 1994, tudo muda ! Downtown Jo'burg transformou-se numa imensa Alexandra ( uma das mais tenebrosas townships do país. Dispenso-me de citar o Soweto, porque já antes se tinha transformado numa atracção turística !) com o epicentro em Hillbrow.

Tudo se muda então para aquilo que, à época, pouco mais eram do que lugarejos pejados de moradias de luxo. Sandton e Rosebank entre outros. Por ironia do destino, lado a lado com Alexandra !!
Idas a Joanesburgo hoje, significa estadias muito curtas em Sandton.
O resto do tempo é aproveitar e olhar o que de mais belo África tem para oferecer. Duas sugestões - entre muitas outras. Percorrer lentamente a Gorge Route nas Montanhas do Drakensberg, mais a norte junto ao Lesotho. E, do lado sul, fazer os 800 km, ainda mais lentamente, entre Port Elizabeth e Cape Town serpenteando saborosamente a Garden Route.

Com muita pena o digo. Todo este maravilhoso país ficará a ferro e fogo a partir do dia seguinte à morte de Mandela. Digo-o desde '94. E ele já não caminha para novo !
Mandela deixou o poder a Mbeki, um analfabeto funcional que começou a devolver o país às trevas. Zuma, um zulu analfabeto - tout court - vai ser o coveiro !! E o que é mais espantoso é que todo o povo tem noção disso !

Mais um mistério do bicho-homem.