terça-feira, 8 de setembro de 2009

O importante são as eleições...


A propósito das "10 fotos que mudaram o mundo", esta foi considerada uma delas. Não sei muito bem o que é que mudaram mas eles dizem que sim! Ganhou um prémio Pulitzer. E um suicídio. O do próprio fotógrafo. O então (e para todo o sempre) jovem Kevin Carter. Obtida no Sudão. País de terra vermelha e gretada, cuja única "riqueza" é a que vêem acima.
Lembro-me da primeira vez que olhei para ela, como se fosse hoje.
No "Mail & Guardian" de Joanesburgo. Na manhã de um qualquer dia de 1993, quando saía do hotel para ir à minha vida.
Foi uma bofetada que, naquele momento, transformou a minha existência numa qualquer coisa sem sentido. Chorei sem vergonha, como só chora quem sabe chorar.
Uma cidadã etíope, que saía ao mesmo tempo que eu, olhou para mim surpreendida, olhou a foto e sussurou-me ao ouvido: "meet Africa"!
Havia já uns anos que desenvolvia actividades profissionais naquela região. Mas sim, muito provávelmente, era a primeira vez que olhava África.