terça-feira, 3 de novembro de 2009

As engrenagens da(s) memória(s).

Hoje, comecei com um assassinato, passei por um nascimento e vejam só onde vim acabar?
No inenarrável Palma Fernandes! O complemento inevitável daquela maravilha de capa verde que nos fazia "companhia", ao longo de todo o 2º ciclo liceal.
Ainda hoje, "escoados" que estão 40 anos, fico com pele de galinha, só de olhar para esta horrorosa capa. Reparei agora que é o caderno do 5º ano pelo que me cumpre ser mais rigoroso. 38 anos. Também não vale a pena pôr-me mais velho do que aquilo que já estou!
Não me lembro sequer da cara professor. Fazia, aliás, absoluta questão de não lhes fixar os nomes, tal era o ódio que tinha à matemática.
Este livro, tal como os do 3º e 4º anos, tinham duas secções fantásticas. Aquelas que estavam no final de cada um dos "departamentos": as soluções dos problemas!
Nessas páginas, sentia-me como peixe na água....sabia tudo!
Espero que isto não dê ideias aos recoletores políticos que andam por aí.
Se "reinventarem" o Palma Fernandes, façam-no sem as soluções. De outro modo nunca mais se livram do Pinto de Sousa.
Até eu tive 10 a matemática, no exame do 5º ano.