terça-feira, 30 de março de 2010

Mãe África.


O episódio anterior desencadeou-me, inevitávelmente, uma catadupa de memórias. E não resisto a esta.
Corria o ano de 90 ou 91. Aí a memória já me falha. À época, quem tinha de se deslocar a Joanesburgo, ainda ficava no centro da cidade. E o hotel de referência era o Carlton. Em Main Street.
Uma qualquer manhã de sol glorioso, saía, para ir à minha vida.
Um grupo de japoneses, de regresso a casa, aguardava o autocarro que os transportaria ao aeroporto.
Um ancião, integrante do grupo, dono dos seus 70 anos, sentado numa "pianha" de uma bandeira, chorava desconsoladamente. Perguntei-lhe se se sentia bem.
A resposta que obtive, deixou-me "colado" ao chão...
- Nunca tive tantas saudades da minha Mãe como durante o tempo que permaneci na África do Sul. Voltei a sentir o seu "colo"!...Voltei a sentir o carinho de uma Mãe.
Entrei no táxi - meio entupido! - e apenas me lembro de ter olhado o céu e dito de mim para mim...Mãe África!