sábado, 12 de junho de 2010

De como uma bela posta de bacalhau cozido me estraga o resto do dia!...

Não há forma de aprender! Almoço tarde e às más horas e, o que é bem mais grave, em má companhia.
Ignorava por completo que hoje se comemorava uma qualquer efeméride, cujos méritos continuam por explicar. 25 anos de adesão a uma coisa, vaga e sinuosa, chamada CEE.
Misturam-se-me com o bacalhau, não as caras do dito mas fronhas hediondas como as de Pinto de Sousa, Durão Barroso, Zapatero e, horror dos horrores, Soares, Eanes, González e outra tralha avulsa! Até ouvi Eanes dizer que...não existia Europa! Para quem, à época, acampava em Belém, convenhamos que é obra!

Sei que, naquele aziago dia, andava por lonjuras outras, na geografia do planeta. Lembro-me de ter pensado - ao ver aquela foto - que qualquer coisa (fosse o que fosse!) assinada na presença daquele senhor italiano (com ar de sindaco dos filmes de Fernandel), não augurava nada de bom.
Poupem-me aos "aprofundamentos"...
De repente, salta González para diante do microfone. O nóvel designer da joalharia castelhana!
Não resisti e liguei a uma velha amiga catalã.

- Carme...diz-me cá, quanto vale uma "jóia" saída da tola do teu antigo presidente?
- wi9?w#n*.»»!&a..........(se traduzir isto, prendem-me!) mas, por grosso, aventa-me que...se quiseres um "broche" , terás de soltar, pelo menos, 60.000€!
- Porra! Onde é que se compram as vuvuzelas?