sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pois é!

«Julius Malema is an uneducated arrogant little piece of pig shit»

Pois é.
E, acima de tudo, o que mais grita é o silêncio de Mandela, no meio de todo este triste assunto.
A mulher, bem vai dizendo por aí que...está velho e que já não tem condições de se expor demasiado!
Pois é.
"Esqueceu-se" de acrescentar que, talvez, seja o único dirigente político que percebe, sem margem para quaisquer dúvidas, o que está em causa.
E que não vai ser nada que se recomende!
Faço-lhe a justiça de acreditar que - nos seus melhores dias - criaturas como Malema não tinham acesso, nem à rua que alberga a sede do ANC. Representam o pior que a África do Sul pariu. Bastaram-lhe os alarves que já por lá andavam e que, quisesse ou não, tinha de "levar" com eles. Estou a lembrar-me de Thabo Mbeki - se pai fosse vivo, outro galo teria cantado!... - e deste cómico, com pouca graça e de graça Zuma, que arvoraram em Presidente.
O ANC da última década, corporiza exactamente o oposto daquilo por que Mandela lutou uma vida inteira. Ele próprio, Oliver Tambo, Walter Sisulu, Govan Mbeki, Cyril Ramaphosa e até Joe Slovo (comunista até ao tutano) eram homens que, pelo menos, sabiam pensar. Os de agora, são meros africanos.
Uns porque "da lei da morte se foram libertando" e outros (Ramaphosa) porque há muito perceberam o que se ia passar - estar na DeBeers em Londres é muito melhor para a saúde! - o facto é que ficou sózinho. E, simplesmente, não foi capaz de levar o barco a bom porto.
Feliz ou infelizmente, toca-lhe assistir à destruição sistemática daquilo que, penosamente, pôs de pé.
O seu silêncio é apenas o grito da impotência.
Pois é.